sábado, 3 de março de 2012

Homenagear o centenário do eterno “Rei do baião” é a nova
responsabilidade da banda Falamansa


A Falamansa que demonstra sua gratidão ao mestre Luiz Gonzaga, ao lado de
grandes nomes da música brasileira, no novo álbum “As sanfonas do rei” - Tributo aos
100 anos de Luiz Gonzaga - (Deckdisc).


A banda completa 14 anos em 2012 e buscou no fundo do baú, gravações de Luiz Gonzaga ainda muito pouco divulgadas, mas com enorme riqueza musical e temática como, ”Indiferente” (Severino Ramos-Luiz Guimarães), “Xote ecológico” (Luiz Gonzaga-Agnaldo Batista), “O fole roncou” (Nelson Valença-Luiz Gonzaga), “Alegria pé de serra” (Dominguinhos-Anastácia), unidas aos grandes sucessos já consagrados na voz do rei como “Sabiá” (Luiz Gonzaga-Zé Dantas), “Súplica Cearense" (Gordurinha-Nelinho), “Pense n’eu” (Gonzaga Júnior), “Qui nem giló” (Humberto Teixeira-Luiz Gonzaga), essa última com participação especial dos “Meninos do Morumbi”, um projeto social de crianças que já tem uma história de ligação com a banda Falamansa desde 2007.
O disco conta ainda com as participações de Elba Ramalho numa releitura de “Sanfoninha choradeira” (Luiz Gonzaga-João Silva), que ela mesmo havia gravado com o rei na década de 80.
O inigualável Dominguinhos, um dos grandes responsáveis pela continuidade da história musical de Luiz Gonzaga, marca sua presença na animada “Nem se despediu de mim” (Luiz Gonzaga-João Silva) e Jorge du Peixe, vocalista do Nação Zumbi, solta a voz no “pout pourri” de forró e maracatu ”Erva Rasteira/A Festa“ (Gonzaga Júnior).
O lado tradicionalista do disco fica por conta do Trio Nordestino cantando o baião “Amei a toa” (João Silva-Joquinha Gonzaga), e o carismático Trio Virgulino no xote “Bom? Pra uns” (Onildo Almeida-Juarez Santiago).
Completam as participações do disco, o grande compositor e músico Miltinho Edilberto e a talentosíssima Janaína Pereira da banda Bicho de pé, cantando “Serena no mar” (Sivuca-Glorinha Gadelha).
Somam-se ao disco, “A hora do Adeus” (Luiz Gonzaga), onde a banda faz um “dueto digital” com Luiz Gonzaga e “As sanfonas do rei” (Tato), composição inédita para homenagear o mestre no melhor estilo Falamansa.
O projeto, que será lançado em CD e vinil, é uma síntese das diferentes fases do sanfoneiro e principalmente uma ênfase na sua busca de propagar o bem através da música, ora falando das necessidades do povo nordestino, ora exaltando a alegria o amor e a fé, características que acabaram sendo fundamentais para influenciar a Falamansa e tantos outros músicos brasileiros de diversos estilos.
A banda leva o show “As sanfonas do rei” para o Brasil inteiro unindo seu vasto repertório de sucessos como “Rindo a toa” (Tato), “Xote dos milagres” (Tato), “Xote da alegria” (Tato), entre outras, ao repertório do rei com mais um cenário inovador, todo feito com material reaproveitado, como já é de costume em sua busca para ser cada vez mais uma empresa sustentável, desta vez recriando cenas cantadas nas músicas do rei como uma casa de reboco feita de sobra de tecidos e mandacarus feitos de garrafas “pet” fazendo assim a união perfeita entre cultura e sustentabilidade. Os figurinos também serão especialmente criados para a turnê.
Sem dúvida nenhuma, o melhor presente que o rei do baião poderia receber: A certeza de que seu reinado ainda é soberano e que a cultura popular que ele tanto ajudou a construir, continua viva na alma dos jovens brasileiros.

Confira o vídeo do Teaser das gravações do álbum "As Sanfonas do Rei"

Nenhum comentário: