segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Touro Bandido terá Memorial em Barretos

O touro brasileiro que conquistou fama internacional ganhará um memorial que será construído no Parque do Peão em Barretos (SP), onde deverá ser enterrado. O local irá abrigar a história e o corpo do animal que está com a saúde debilitada devido a um câncer de pele. Atualmente o touro Bandido descansa em uma fazenda localizada na cidade de Icem.
A idéia para a construção do memorial partiu dos Os Independentes durante a final da PBR disputada em Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 31 de outubro e 9 de novembro. O memorial vai abrigar uma réplica em tamanho real do touro, construída em ferro e fibra.
A estátua será feita nos moldes do Jeromão, monumento do peão, que é símbolo do Parque. O local também disponibilizará fotos e vídeos com os melhores pulos do animal que poderão ser vistos pelo público.
O investimento para a construção do memorial será de do clube Os Independentes. A expectativa é alavancar o turismo do local.
O memorial representa o reconhecimento da importância do Touro para o rodeio brasileiro que ao longo de sua história de quatro anos atuando nas arenas venceu mais de 200 competidores. A fama foi tão grande que uma novela exibida pela Rede Globo teve como um dos pilares a sua história. Com isso, o animal tornou-se ídolo.
A previsão é que quando o touro morrer seja transportado de caminhão até Barretos e enterrado com a ajuda de um guindaste.
Devido ao câncer de pele próximo ao olho, o Touro Bandido está afastado das arenas desde julho e está isolado, recebendo apenas a visita de sua equipe de veterinários. A estimativa é que ele viva de 14 a 15 anos, idade máxima que um touro geralmente atinge.