terça-feira, 2 de julho de 2013

Associação Os Independentes investe R$ 2 milhões em nova estrutura de camarotes

As estruturas metálicas, montadas todos os anos, dão lugar a uma construção fixa com pré-moldados em concreto

Foto: André Monteiro


A Associação Os Independentes, promotora da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, está investindo R$ 2 milhões em uma nova estrutura para abrigar os camarotes durante o evento que acontece de 15 a 25 de agosto. A estrutura com dois andares está sendo construída com pré-moldados em concreto e ficará fixa do lado direito do Estádio. Um vão entre o platô e o primeiro piso permitirá a passagem de ambulâncias, carros do Corpo de Bombeiros, e qualquer outro veículo que seja necessário. Com a novidade as arquibancadas ganham mais espaço, cerca de 5 mil novos lugares. Novas escadas também estão sendo construídas na arquibancada para facilitar o fluxo do público. Segundo o presidente da Associação Os Independentes, Hugo Resende Filho, o investimento é voltado para a segurança. “Com esta nova estrutura tanto o público dos camarotes, quanto o da arquibancada, terá mais segurança, conforto e tranquilidade para transitar pelo Estádio mesmo durante os dias com maior movimentação”, afirmou. 

Sobre a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos 
Com 58 anos de história, a Festa do Peão de Barretos acontece de 15 a 25 de agosto, no Parque do Peão, em Barretos/SP (420 km da capital. Considerado o maior evento do gênero na América, a Festa de Barretos recebe todos os anos cerca de 900 mil visitas nos 11 dias. Os melhores competidores de provas cronometradas e de montarias do Brasil e do Mundo passam pela arena de Barretos. O Estádio de Rodeios, projetado pelo mestre da arquitetura Oscar Niemeyer, fica lotado nas finais do Barretos International Rodeo, uma troca intensa de energia entre o público e os peões. Já entre os shows, a música sertaneja predomina nos 5 palcos do Parque do Peão com grandes nomes do gênero como Jorge & Mateus, Fernando & Sorocaba, Luan Santana, Gusttavo Lima, Chitãozinho & Xororó, Bruno & Marrone, João Bosco & Vinicius, Paula Fernandes, Humberto & Ronaldo, Cesar Menotti & Fabiano, Rio Negro & Solimões, Maria Cecília & Rodolfo, Gian & Giovani, João Carreiro & Capataz, entre outros. Outros ritmos também passam pelo evento, como pagode, axé, pop e gospel. A programação completa está disponível no www.independentes.com.br/programacao .
A cultura do peão estradeiro é mantida pela organização da Festa. Competições de toque do Berrante e Queima do Alho relembram a época em que os animais eram guiados estrada a fora pelos tropeiros. A dança catira e a disputa no pau de sebo também estão presentes em todas as edições da festa. As crianças também têm seu espaço dentro da Festa, é o Rancho do Peãozinho que reúne diversão com atividades socioeducativas. A Vila Ecológica é um projeto que representa um mini-mundo sustentável com o objetivo de levar às crianças diversão, e, ao mesmo tempo, noções de educação ambiental. Dentro do Rancho as crianças ainda recebem orientações de higiene bucal, lições de trânsito na Mini-Cidade, cuidados com os animais no Mini-Zoológico, reciclagem do lixo e origem dos alimentos na Mini-Fazenda. 


Fonte: Site Os Independentes