sábado, 23 de outubro de 2010

CHAPÉUS e sua Origem.....




O chapéu (vocábulo que deriva do francês antigo chapel, atual chapeau) é um item do vestuário, com inúmeros variantes, que tem a função principal de proteger ou enfeitar a cabeça, servindo ainda para indicar hierarquia, função, condição social ou até mesmo o local de origem.

TERMINOLOGIA:
Chapeleiro é aquele que confecciona o chapéu, ao passo que a chapelaria é o local onde este é feito ou vendido. Já chapeleira é a caixa onde o mesmo é acondicionado. O hábito antigo de saudar alguém tirando-se o chapéu era denominado chapelada.
Nas casas, no comércio e em repartições públicas até meados do século XX o porta-chapéus era um móvel presente e indispensável - uma vez que as regras de etiqueta não permitiam o uso do adereço em lugares cobertos.
Copa é a parte superior do ornamento, cujo lado interno tem a boca, ao passo que aba é o rebordo proeminente, externo. Na parte interna tem-se o forro e a carneira; são ainda partes do chapéu a faixa e a pala, respectivamente a faixa externa e o "corpo" da aba. Muitos formatos, entretanto, não possuem esses componentes.
Para a confecção do chapéu usava-se o arcão, máquina destinada a dar o formato curvo (em arco, donde o nome) à lã com que se fazem chapéus de feltro (uma camada desse material é usada como reforço, chamada, por sua vez de capada). A copa é feita em fôrmas, em diversos tamanhos, obedecendo a numerações que são variáveis, até mesmo entre fábricas. As abas eram feitas num instrumento denominado formilhão, ao passo em que a boca da copa é determinada pela formilha.
A tira de couro, usada para reforço nos chapéus masculinos, é chamada de carneira, e é colocada na parte interna, próximo à aba.
O casco é como se chama, nos chapéus femininos, à armadura que recebem para dar-lhe o formato.
Cinteiro é o laço que orna o chapéu; já o cocar eram os adereços, como penachos, que os distinguiam. Chapéus antigos chegavam a ter fivelas).
Diz-se gebada à pancada que se dá, no chapéu, para que se amasse, apresentando curvaturas (vide foto acima).
A propriagem é o trabalho de acabamento, feito pelo chapeleiro, depois de tinto o chapéu. A pelota é a almofada usada por estes a fim de alisarem o chapéu, depois da engomação.
O egrete (ou egreta), era o ornato confeccionado em penas finas e compridas, inspirado em penachos da cabeça de algumas aves, especialmente das garças, foi um enfeite bastante usado em chapéus femininos no século XX. O tope é o nome do laço de fita, que por vezes enfeitava tais modelos.
O uso do chapéu variava conforme a moda. Assim, por exemplo, usá-lo à zamparina era o modo de inclinar o adereço para frente e à direita, entre os séculos XVIII a XIX.

HISTÓRICO:
O chapéu surgiu para a proteção da cabeça, ainda nos povos primitivos da pré-história, das intempéries climáticas (sol escaldante, frio, chuva), como prerrogativa masculina - sendo o homem o responsável pela defesa da tribo ou do clã, sendo depois estendido para a caracterização dos níveis sociais: os reis usavam coroas, os sacerdotes a mitra e os guerreiros o elmo.
Teriam, assim, nos mais primitivos formatos, uma espécie de gorro feito em couro, ou em tecido, nos antigos turbantes já presentes cerca de 4.500 anos a.C..
Cerca de 3000 a.C., na Mesopotâmia, surgem os chapéus que trazem um misto de elmo com capuz, que uns mil anos depois (2.000 a.C.) evolui para um formato mais aprimorado. Torna-se, neste mesmo período, um adereço de dignidade, nobiliárquica, militar e sacerdotal do Antigo Egipto. O primeiro chapéu que encontra em suas formas mais semelhantes com o formato "clássico" (ou seja, contendo as partes principais do adorno), é o pétaso grego, cuja origem remonta ao século IV a.C., junto ao píleo. O primeiro encontrou sua forma romana, junto ao capucho, sendo este povo o primeiro a criar um capacete.
VIOLA CAIPIRA

Imagem cedida por www.violamineira.blogspot.com

Viola caipira, também conhecida como viola sertaneja, viola nordestina, viola cabocla e viola brasileira, é um instrumento musical de cordas. Com suas variações, é popular principalmente no interior do Brasil, sendo um dos simbolos da música popular brasileira.

ORIGEM:
Tem sua origem nas violas portuguesas, oriundas de instrumentos árabes como o alaúde. As violas são descendentes diretas da guitarra latina, que, por sua vez, tem uma origem arábico-persa. As violas portuguesas chegaram ao Brasil trazida por colonos portugueses de diversas regiões do país e passou a ser usada pelos jesuítas na catequese de indígenas. Mais tarde, os primeiros caboclos começaram a construir violas com madeiras toscas da terra. Era o início da viola caipira.

TIPOS DE VIOLA:
Existem várias denominações diferentes para Viola, utilizadas principalmente em cidades do interior: viola de pinho, viola caipira, viola sertaneja, viola de arame, viola nordestina, viola cabocla, viola cantadeira, viola de dez cordas, viola chorosa, viola de queluz, viola serena, viola brasileira, entre outras.

O INSTRUMENTO:
A viola caipira tem características muito semelhantes ao violão. Tanto no formato quanto na disposição das cordas e acústica, porém é um pouco menor.
Existem diversos tipos de afinações para este instrumento, sendo utilizados de acordo com a preferência do violeiro. As mais conhecidas são Cebolão, Rio Abaixo, Boiadeira e Natural.
A disposição das cordas da viola é bem específica: 10 cordas, dispostas em 5 pares. Os dois pares mais agudos são afinados na mesma nota e mesma altura, enquanto os demais pares são afinados na mesma nota, mas com diferença de alturas de uma oitava. Estes pares de cordas são tocados sempre juntos, como se fossem uma só corda.
Violeiro tocando, obra de Almeida Júnior.Uma característica que destaca a viola dos demais instrumentos é que o ponteio da viola utiliza muito as cordas soltas, o que resulta um som forte e sem distorções, se bem afinada. As notas ficam com timbre ainda mais forte pois este é um instrumento que exige o uso de palheta, dedeira ou principalmente unhas compridas, já que todas as cordas são feitas de aço e algumas são muito finas e duras.

SIMBOLO NACIONAL:
A viola é o símbolo da original música sertaneja, conhecida popularmente como moda de viola ou música raiz.
No Brasil, é um instrumento tradicional, musicas entoadas em suas cordas atravessaram décadas e gerações e até hoje estão presente no nosso dia a dia da cultura brasileira.
Em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul dentre outros, a viola tem destaque na musica, onde a tradição da moda de viola é passada de geração em geração.
Amanda Salvatierra sai na frente para 2011



O Paulínia Arena Music foi um divisor de águas e a ANTT fez parte da programação desse grande rodeio por mais um ano

O primeiro rodeio 100% coberto do Brasil sediou a etapa de abertura do 8° Campeonato Nacional de Três Tambores, promovido pela ANTT. De 08 a 11 de outubro, no Parque Brasil 500, em Paulínia, SP, 48 competidoras buscaram o título. Em jogo não estava apenas começar a temporada com o pé direito, mas a gorda premiação oferecida pela ANTT, R$ 17 mil garantidos, R$ 5 mil para a campeã. E Amanda Salvatierra saiu na frente. Em seu primeiro campeonato, terminou em terceiro lugar no ranking geral. Já fazendo parte da ‘família ANTT’, Amanda, homenageada como competidora revelação de 2010, fez uma grande prova em Paulínia.

Montando Tina Cody SMA, um animal Quarto de Milha, ela marcou 40s673, a melhor somatória em três tempos. Logo no primeiro dia, se classificou para correr a noite, mas não teve sucesso. Repetiu a dose no sábado, obtendo sua vaga para a final de segunda. Amanda já tinha a segunda melhor soma das classificatórias e o título da etapa era possível. Entrou na arena coberta, que estava lotada, e não decepcionou. Galope da vitória e o lugar mais alto do pódium para essa atleta de Guapiaçu, SP.

“Foi uma das etapas mais disputadas dos últimos campeonatos. Muitas meninas e conjuntos que representaram um alto nível para as competições. A arena coberta foi o grande diferencial do mundo dos rodeios, proporcionando conforto e a garantia de que o evento não ia parar, além de uma estrutura moderna de som e imagem. Um ponto muito importante para nós é que 15 comissões de festas estiveram presentes e puderam assistir ao show da ANTT”, afirmou Silvana Bertato, presidente.

Apesar de alguns contratempos ocorridos, a ANTT se empenhou ao máximo para deixar tudo perfeito, pista em condições para uma prova segura. “No primeiro dia das eliminatórias, sexta-feira, houve um atraso no início da etapa, para que pudéssemos deixar a pista na mais perfeita condição de segurança para as meninas e também para os cavalos, um dos pontos que sempre lutamos.” Com tudo em ordem, é unânime o sentimento de sucesso de mais essa etapa.

Além do show da ANTT, com as meninas mais charmosas, talentosas e competentes do Brasil, o PAM teve em sua programação Montarias em Touros, Desafio do Bem, Desafio Internacional, os melhores shows, Cavalgada e programação especial para as crianças. Saiba mais acessando www.pauliniaarena.com.br.

A ANTT agradece ao Lessauro e ao Silvio, da Family Eventos, os organizadores do rodeio; ao prefeito José Pavan; a todas as competidoras e seus familiares; aos treinadores e aos profissionais; e aos apoiadores e patrocinadores desta etapa Tassa Jeans e Selaria Oliveira. “Nosso campeonato é nacional e divulga não só a modalidade, mas também os nossos parceiros. Para a nova temporada, estamos captando patrocínios, então aproveito para reiterar o convite às empresas, entre em contato conosco e seja nosso parceiro”, finaliza Silvana.

A segunda etapa do CNTT 2011 já está marcada para acontecer na Festa do Peão de Cerquilho, em São Paulo, de 12 a 14 de novembro. Será uma prova especial, pois a ANTT homenageará Tito Polizer, um dos grandes amigos e incentivadores da Associação, falecido. A etapa, inclusive, terá o nome de ‘Sr. Luiz Antonio Polizer’. Acesse www.antt.org.br e acompanhe as notícias da temporada.

RESULTADOS:
1ª -Amanda Salvatierra – Guapiaçu - Tina Cody SMA – 40s673
2ª - Mariana Wiezel - Sta Rosa do Viterbo - Oak TE FC – 40s725
3ª - Rafaela Laturraghe – Indaiatuba – Solid Gamay CHA – 40s829
4ª - Ivana Gerbi – Amparo - Tarick Drean Bee – 40s94
5ª - Daiane Sudário - S.J. do Rio Preto - Pretty Jail 3L – 41s028
6ª - Taís Munique – Votuporanga – Miss Opponency VJS – 41s213
7ª - Larissa Tolentino – Cláudio (MG) – Divine Cat Lena MAJ – 41s260
8ª - Bianca Ramos – Americana - Cromita Indian (PH) – 41s490
9ª - Keyla Polizelo - S.J.do Rio Preto - Cherokee Lady ZD (PH)– 41s512
10ª- Grasielli Silva – Jaguariuna - Austin Better – 42s720

FOTOS: Adílson Silva/Foto Perigo
Rodeo Way Team ‘brilha’ mais uma vez em Avaré

Vaguinho recebe fivela pela vitória em Maneabilidade e Velocidade

Os quartistas se reuniram mais uma vez em Avaré para as disputas do 31° Potro do Futuro & 4ª Copa dos Campeões ABQM

As provas válidas pelo Potro do Futuro e Copa dos Campeões da raça Quarto de Milha começaram dia 08 de outubro, no Parque de Exposições EMAPA, em Avaré. Logo de cara, o super campeão, com 30 anos de experiência como treinador de cavalos, Vagner Simionato, levou duas fivelas. Montando Primeira do Juninho ele foi campeão, mais uma vez, da categoria Aberta em Cinco Tambores, pela Copa. No mesmo dia, com a mesma montaria, marcou 55s995 para vencer Maneabilidade e Velocidade Aberta, também pela Copa.

Nos Três Tambores, sua especialidade, Vaguinho foi reservado campeão da Copa na Aberta Sênior, montando a ótima ST Tapioca, com o tempo de 17s941.

A dupla Acuan Bars MN e César Brosco carimbaram a tríplice coroa no Bulldog. Depois de vencerem o Congresso, em abril, e o Nacional, em julho, foram os melhores da categoria Aberta na Copa dos Campeões da modalidade. A média de tempos, em três bois, foi 5s48 na semana passada. Mais uma vez o Bulldog reuniu público de todo o parque, que lotaram as arquibancadas e em volta da cerca. A grande novidade da ABQM em 2010 tem como campeão um integrante do Rodeo Way Team.

Ainda pela Copa, Eduardo Salgado alcançou outro primeiro lugar. Montando Smoking Chick, marcou 220,5 para vencer a Aberta Junior. E os títulos dele nesse evento não param por ai, provando que ele é o nome da Rédeas em 2010. Pelo Potro do Futuro, na Aberta Livre, ele ficou com os dois primeiros lugares. Montando Lady Chic Chex, foi campeão, com 219,5 e com Essencia Question, foi reservado, marcando 219 (no desempate).

No Laço também teve destaque para o Rodeo Way Team. Marcelo Tognato Chiaverini foi terceiro lugar na Copa dos Campeões, categoria Amador Laço Técnico Pé, montando Winnin Bar DV. A nota do conjunto foi 215. Para alegria dos proprietários da Rodeo Way, um animal de sua criação sagrou-se campeão neste evento. Briganjay da RW ganhou montado por Rafael Correa Paoliello, a categoria Aberta Laço Técnico Pé Sênior, com nota 219,5.


Foto: ABQM
André Coelho no NBHA World Championship



Devido a uma parceria, a National Barrel Horse Association do Brasil levará competidores para disputar o Mundial na Georgia e André Coelho foi um dos classificados

O competidor e treinador de Três Tambores André Coelho, de Caçapava, SP, embarca no próximo dia 25 de outubro para Perry, na Georgia, Estados Unidos, para competir a categoria Aberta do NBHA World Championship. As classificatórias brasileiras para esta competição aconteceram durante o rodeio de Mairinque (interior de São Paulo), em setembro, e André carimbou sua passagem. Acompanham ele as competidoras Maria Luiza Dal Col e Franciele, também classificadas.

As competições vão até dia 30 de outubro e André espera mais uma boa apresentação: “já fui algumas vezes aos Estados Unidos, como competidor também, e estou apostando em boas apresentações do Brasil. É uma competição interessante, que reúne bons conjuntos e competidores, como Chad Crider, que já veio ao Brasil. Essa será mais uma experiência que irá somar à minha carreira e estou muito animado.” A NBHA foi pioneira nos Estados Unidos, quando em 2002 lançou o sistema de disputas por divisão. Conta hoje com mais de 23 mil membros na América e em 12 países afiliados.

Com a desaceleração da frequencia de provas, André aproveitará a agenda para outra viagem. Depois dos Estados Unidos, embarca para o Acre, onde ministrará um curso nos dias 17 e 18 de novembro, em Rio Branco. Encerrando a temporada, o competidor participa do grande festival de Três Tambores em dezembro, a 2ª etapa do NBQM e o 6° VS Treinamentos, em Bauru, SP.

As férias, programadas para alguns dias antes do Natal, serão feitas nos Estados Unidos, mais uma vez. André aproveitará para descansar, sem deixar de acompanhar as novidades da ‘Terra do Tio Sam’, fazer contatos com os melhores treinadores, apurando sua técnica ainda mais. A grande novidade desse final de ano ficará por conta da expectativa do lançando do DVD com dicas de treinamento dadas pelo super campeão. André já gravou as imagens e a equipe responsável começou o processo de edição e finalização.


André Coelho veste Rodeo Way e seus cavalos usam a linha Mega Suplementos, da Integral Mix, e rações Guabi!