sábado, 8 de junho de 2013

Os Independentes apoia discussão sobre Bem Estar em Animais de Esporte

Congresso Internacional acontece em Barretos na próxima segunda-feira, dia 10, com a participação de especialistas do Canadá, Estados Unidos e Brasil
O bem-estar dos animais envolvidos em esportes, como os equestres e o rodeio, é o tema central do Congresso Internacional que acontece na próxima segunda-feira, dia 10, no Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos - UNIFEB. O evento é uma realização do UNIFEB e FEBOVI (Grupo de Fomento e Estudo da Bovinocultura) e contará com a participação de grandes autoridades do assunto do Canadá, Estados Unidos e Brasil.
Serão quatro palestras e uma mesa redonda com a participação de professores, profissionais e representantes de órgãos e instituições de defesa e proteção animal. Entre os participantes estão: Dr. Edward Pajor, professor de bem-estar e comportamento animal da Universidade de Calgary, Canadá; Dr. Antonio de Queiroz Neto, professor da UNESP; Dr. Douglas Corey, presidente da Comissão de Bem-Estar Animal da PRCA – Professional Rodeo Cowboys Association – EUA e Dr. José Correa de Lacerda Neto, professor da UNESP.
“Como realizadores da maior Festa do Peão da América Latina, acreditamos que a discussão sobre o bem-estar animal em esportes é sempre oportuna e essencial para que os mesmos sejam norteados com clareza”, afirma o Presidente de Os Independentes Hugo Resende Filho. A associação acompanhará todos trabalhos do Congresso.
Para o diretor de rodeio de Os Independentes, Marcos Abud, a participação de autoridades internacionais destaca a importância do assunto. “São vários os esportes que envolvem animais em todo o mundo, mas no Brasil, a maior polêmica é em torno do rodeio. Ter autoridades tão importantes, de instituições científicas de renome internacional, participando deste Congresso é muito significativo e pode esclarecer muitos pontos relevantes do assunto, com bases científicas”, considera Abud.
O Congresso tem início às 09h00. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail febovi@ig.com.br

Palestrantes:
Edward Pajor
É professor de bem-estar animal na Universidade de Calgary no departamento de produção e saúde animal. É reconhecido internacionalmente por suas pesquisas na área saúde, comportamento e bem-estar animal. Dr. Pajor também já colaborou cientificamente com várias organizações como o McDonald’s Animal Welfare Panel e a Humane Farm Animal Care. 

Antonio de Queiroz Neto
Graduado em Medicina Veterinária pela UNESP, mestrado em Ciências Biológicas: Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)/USP e doutorado em Ciências: Farmacologia também pela FMRP/USP. Realizou Estágio Pós-Doutorado) junto ao Laboratório de Farmacologia e Terapêutica Experimental Eqüina da Universidade de Kentucky/EUA. Defendeu Livre-Docência em Farmacologia Veterinária na FCAV/. É líder do Grupo de Pesquisa em Fisiologia do Exercício Eqüino, certificado pela UNESP e credenciado pelo CNPq.

José Correa de Lacerda Neto
É médico-veterinário graduado pela UNESP, com mestrado em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da UFMG e doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Atualmente é Livre-Docente e Professor Adjunto de Clínica Médica de Eqüinos da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP. É responsável pelo atendimento em Medicina Interna de Eqüinos junto ao Hospital Veterinário Governador Laudo Natel. Exerce a Supervisão do Hospital Veterinário Gov. Laudo Natel da FCAV/UNESP.

Douglas Corey
Dr. Douglas G. Corey é médico veterinário formados pela Universidade do Colorado/EUA. Em sua carreira, tem participação ativa na Associação Americana de Medicina Veterinária, Associação Americana dos Veterinários de Equinos e Associação dos Médicos Veterinários de Oregon, desenvolvendo e protocolando projetos nacionais e regionais de bem-estar animal e assuntos relacionados como eutanásia e cavalos aposentados. Há 32 anos é membro do conselho consultivo de bem-estar animal da PRCA – Professional Rodeo Cowboy Association.

Dr. Mateus Paranhos da Costa
É graduado em Zootecnia pela UNESP, tem especialização em Comportamento Animal pela USP, mestrado em Produção Animal pela UNESP, Doutorado em Psicolobiologia na USP/RP e pós-doutorado em Bem Estar Animal pela Universidade de Cambridge, Inglaterra.

Lilian D’Almeida Gontijo
Médica Veterinária autônoma em clínica de grandes animais, graduada pela UFMG. Possui residência em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais, pela UnB e Mestrado em Ciência Animal – Dissertação em Bem-Estar Animal (Bem-Estar de Equinos do Jockey e da Cavalaria de Curitiba), pela UFMG.

Rosangela Ribeiro
Médica Veterinária graduada pela FMVZ-USP. Atuou como clínica de pequenos animais lecionou na FAC. É Especialista em Bem-Estar Animal pelo Cambridge e-Learning Institute e Especialista em Bioética pela USP. Atualmente é gerente de Programas Veterinários da Sociedad
e Mundial de Proteção Animal – WSPA.

Nenhum comentário: