quinta-feira, 26 de julho de 2012

BARRETOS 2012: FORTALECENDO A TRADIÇÃO SERTANEJA COM AÇÕES PARA TODA A FAMÍLIA

Foto: André Monteiro

Rancho do Peãozinho - com atrações totalmente voltadas para a família -, show de Patati Patatá,
Rodeio em Carneiros e várias outras atrações têm como foco o futuro adulto e a família
A Festa do Peão de Barretos, que acontece de 16 a 26 de agosto, preparou uma extensa programação com o objetivo de fortalecer ainda mais a tradição da cultura sertaneja, principalmente através de ações voltadas para crianças e jovens.

Mesmo vivendo em cidades do interior, muitas crianças e jovens costumam ter hábitos urbanos e acabam esquecendo a raiz de sua cultura. Pensando nisso, Os Independentes - associação que promove o evento - quer mostrar às gerações futuras, por meio de espaços e ações dentro da Festa do Peão, a importância e o valor da cultura sertaneja. Exemplos disso são o Rancho do Peãozinho, o Rodeio em Carneiros e atrações diversas espalhadas pelo evento como o show da dupla de palhaços mais famosa do Brasil, Patati Patatá, em um dos palcos principais (dia 18 de agosto, sábado). Outro destaque é o Palco Culturando AGCIP com várias apresentações artísticas voltadas a este público.

"Nosso objetivo é atrair o público infantil e, claro, as famílias, para apresentar e despertar
o interesse pela cultura e tradições sertanejas, mostrando um universo muitas vezes desconhecido e, ao qual, estamos muito ligados em nosso dia a dia", explica Hugo Resende Filho, Presidente de Os Independentes.
Hugo ressalta principalmente algumas das atividades do Rancho do Peãozinho, que ensinam às crianças a origem dos alimentos em uma réplica de uma Fazenda.
Ainda no Rancho do Peãozinho - que costuma receber cerca de 70 mil crianças durante o evento e está passando por total reformulação - , na Fazendinha, estarão disponíveis várias espécies da fauna e da flora brasileira. No Parque das Aves, as crianças poderão conhecer e conviver com diferentes tipos de pássaros que estarão soltos no ambiente. Já o Mini Bosque vai mostrar a importância do plantio de mudas e da preservação do meio ambiente e da flora local.
Uma Mini Vila Ecológica também estará à disposição do público, nela as crianças poderão descobrir como funciona a vida em uma cidade sustentável. “Na Vila Ecológica, são apresentadas ferramentas que já estão disponíveis atualmente, como reaproveitamento de água, a utilização de ciclovias, reciclagem do lixo e o uso de energia limpa”, comenta Marony Dutra, engenheira civil e coordenadora do projeto Educação Ambiental Permanente no Rancho do Peãozinho em parceria com o Instituto Federal de São Paulo em Barretos.

A Arena de Ciências também é outro projeto de sucesso, onde as crianças entendam os conceitos de física, matemática e outros princípios básicos que são aplicadas na cidade. Na Arena, também há um espaço para alimentação, segundo a engenheira. “A lanchonete e o restaurante do local serão baseados no conceito de alimentação saudável e de raiz. São alimentos orgânicos, retirados do pomar e o cozimento será feito com a utilização de fogão a lenha", explica. Sobre esse aspecto, será possível mostrar aos pequenos sobre o valor de uma alimentação saudável, desde o plantio, colheita, até o consumo.

Além disso, o espaço recebe shows infantis, rodeio em carneiros e diversas outras atividades abordando Educação para o Trânsito, Higiene Bucal, entre outras.
O peão do futuroUma das atrações mais concorridas pelas crianças na Festa do Peão de Barretos é o rodeio em carneiros.
Voltado para crianças com peso até 23 quilos, a montaria consiste em se equilibrar em cima dos carneirinhos em uma mini-arena. No entanto, neste ano, a disputa acontecerá no Estádio de Rodeios, que abriga a arena principal do evento onde os maiores competidores do Brasil e do mundo se apresentam nas montarias em touro e cavalo.
"A mudança do espaço é para dimensionar a importância de formar estes peões do futuro. Crianças que estão ligadas à cultura do rodeio e que podem vir a se dedicar ao esporte", explica Hugo.

Nenhum comentário: